Coronavirus: e os pequenos negócios?

Todos nós já temos sentido o impacto do Corona Vírus no nosso dia a dia. A realidade de quarentena e isolamento das pessoas em suas residências é uma das medidas mais recomendadas pelas principais organizações de saúde no mundo, com o objetivo central de evitar a proliferação do vírus.

Como cidadãos, não há muito o que fazer, é momento de realmente seguirmos tudo aquilo que os principais órgãos da saúde nos orientam: isolamento, evitar locais com aglomeração de pessoas e higiene constante, são atos obrigatórios se quisermos passar por esse momento o mais rápido possível.

Porém, além de todos os problemas relacionados ao colapso do sistema de saúde e rápida disseminação do vírus, outra coisa tem nos preocupar, e pode ser resumido em uma questão: Qual o real impacto do coronavirus nos pequenos negócios?

Como a crise tem acarretado a paralisação de vários negócios e consequentemente trazido impactos negativos em vendas em função do isolamento social compulsório, 30/60 dias de paralisação podem representa um tempo muito grande para muitas empresas, determinando inclusive sua mortalidade.

Se você se identifica com essa situação, abaixo alguma dicas para passar por esse momento:

Não entre em pânico!

O primeiro passo para conseguirmos superar esse momento difícil é não entrarmos em pânico. O noticiários que vemos diariamente na televisão e internet são em sua maioria prognósticos pessimistas, porém, diante do caos instaurado muitas pessoas ficam paralisadas e é exatamente o contrário que devemos fazer agora, esse é um momento de agir (ainda que casa). Fazer pouco, ainda, é melhor do que não fazer nada.

Controle seus custos e negocie com seus fornecedores

Esse é o momento de eliminarmos todo custo desnecessários e negociar aqueles que já estavam previstos ou que possuem grandeza considerável no orçamento. Se organize e faça uma previsão de quais são os pagamentos que deveriam ser feitos nos próximos meses, avalie seu fluxo de caixa, planeje seu financeiro, e caso veja que haverá dificuldade para cumprir esses compromissos, entre em contato com os fornecedores para negociar sua situação. As pessoas e empresas estão todas em alerta, e nesse momento há maior sensibilidade para negociar. O que gera falta de credibilidade, é ignorar!

Venda com criatividade

A venda convencional em que os clientes batiam na porta do nosso estabelecimento em busca dos nossos serviços/produtos, provavelmente não vai acontecer nos próximos dias, e até daqui para frente os desafios de vendas e marketing serão muito maiores! Esse é o momento de pensarmos em vender com criatividade. É hora de usarmos o poder das redes sociais, para conversar e interagir com os nossos clientes. Se você ainda não utiliza as redes sociais de maneira profissional e deseja melhorar, aproveite esse tempo para evoluir nesse aspecto, procure por conteúdo gratuito na internet, entidades, portais, empresarias para realizar cursos, consultorias, mentorias para se preparar para esse novo momento. O cenário e o comportamento do cliente pode até ter mudado, mas o cliente ainda é o mesmo!

Pense estrategicamente seu negócio

Preserve sua equipe nesse primeiro momento. A demissão das pessoas do nosso time muitas vezes pode parecer uma decisão mais “simples”, porém devemos analisar com precisão antes de tomar essa ação. O governo tem tomado medidas afim de facilitar e desonerar a manutenção dos funcionários durante esse período, além disso, antes da demissão pode-se avaliar a concessão de férias, em modalidade coletiva ou individual, acordo de horas trabalhadas, redução de jornada, dentre outras alternativas. Tudo isso, por que daqui a alguns dias com o fim dessa crise, esses funcionários que já estão treinados e habituados com o produto, estratégia, cultura, liderança, e podem ter um papel primordial na volta da empresa a sua atuação no mercado.

O momento vivido pela humanidade é ímpar, mas historicamente, são nesses momentos em que nossas habilidades e capacidade de resiliência são forjados e para muitos, é uma situação determinante de sucesso! Se mantenha firme e lembre-se: você não está sozinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s