Era Digital: 5 anos em 15 dias

digital_

Em pouco menos de 15 dias o mercado brasileiro e mundial sofreu de tudo. Bolsas caíram, negócios fecharam, outros faliram, profissionais ficaram desempregados e o Mundo assistiu a pandemia chegar em um clique de televisão. Inclusive, a TV teve um grande papel de alarde sobre a pandemia. Ainda bem que temos a internet para separar os pontos nos is.

Da noite para o dia, muitos pequenos negócios começaram uma corrida louca para entrar no mundo digital.

Eu, particularmente, já utilizo a internet desde 1994 e confesso que para mim é uma “luta diária”, convencer empresários a investir no canal digital. Com a pandemia, e quase todos os negócios fechados, a busca por informação e digitalização subiu à extratosfera. Vivemos o mundo das lives diárias, das mensagens de whatsapp a cada minuto e conteúdos de todos os lados, mas tudo pelo mundo digital, pelo celular conectado à internet ou ao computador que não vive sem ele.

Após várias conversas e reuniões com empresários, clientes e empreendedores, somados à minha vivência nas consultorias como especialista em marketing digital, vendas e negócios nestes últimos dias, concluo com os seguintes insights:

1) As empresas, empresários e empreendedores que estão mais bem preparados e sobrevivendo à esse momento, sendo que alguns até vendendo mais que a maioria, são 100% daqueles que já investem em digital há mais de 1 ano. Ou seja, possuem processos, pessoas e produtos/serviços adaptados ao mundo digital, seja como canal de vendas, seja como ponto de contato e relacionamento com o cliente.

2) Os empresários que ignoravam o digital estão se curvando à nova realidade e estão considerando no seu orçamento como custo e não só como “investimento de médio/longo prazo”.

3) Não existe mais o famoso “sobrinho fazendo seu Instagram”. Ou profissionaliza ou perde mercado de vez.

4) O Digital faz parte do seu negócio. Seu negócio é qualquer coisa desde que tenha um canal digital, estas serão as únicas a sobreviver com elegância, as outras vão sofrer.

5) Vender pela internet será o seu principal canal de vendas o que mais receberá investimentos.

6) As lojas físicas como as conhecemos terão seu layout alterado, com espaços que respeitam os protocolos de higiene, e terão menos contato humano do que imaginamos.

7) O modelo Take Away será o predominante, os clientes compram pela internet e retiram na loja. Ou simplesmente compram na loja e levam embora para consumir em outros lugares. Isso já é realidade nas grandes redes de vendas online.

8) As vendas migrarão rapidamente para o online. Seja produto ou serviço.

9) Restaurantes terão que reavaliar o layout, os formatos das mesas e o espaço de distribuição delas no salão;

10) 600 mil negócios fecharam suas portas em menos de 1 mês no Brasil e milhões foram demitidos. Resultado: o que não era bom, foi engolido pelo mercado em uma única tacada, não há mais espaço para o amadorismo.

11) As escolas, faculdades e universidades que não estão com o EAD ativo, vão migrar 100% em poucos dias e em todos os níveis.

12) A “parada” momentânea da China expôs o problema de fornecimento no mundo. Isso pode abrir oportunidades para novas políticas de fabricação e consumo local. A exemplo das máscaras, que mesmo que improvisadas por falta de produção local adequada, ganharam espaço em todas as pessoas, empreendedores e empresas que possuem máquinas de costura.

13) O mundo digital não é mais futuro, é necessidade básica do passado e requisito do presente. Quem já está com processo e operação no mundo digital, está anos à frente de quem resolveu decidir começar agora. Quem ainda não executou essa decisão, está perdendo anos em dias de competitividade para seus concorrentes.

14) O concorrente indireto ou produto substituto das viagens de negócios finalmente ganhou destaque com as video conferências.

15) O mundo online juntamente com a pandemia quebrou a burocracia do sistema de saúde e cada vez mais teremos a telemedicina e o atendimento à distância finalmente sendo usados para atender a população.

16) Irão cair as barreiras de controle privacidade sobre as pessoas, cada vez mais o reconhecimento fácil e novas tecnologias serão utilizadas para controlar a movimentação da população, sua localização e status corporal. Principalmente para controle de epidemias, doenças e segurança da sociedade.

17) As empresas que entenderem mais rapidamente que precisam melhorar o atendimento online e a comunicação com os clientes de forma digital, sairão dessa pandemia mais fortalecidos. Os negócios fechados que estão esperando abrir as portas sem comunicação digital, irão sofrer a transformação digital do seu concorrente.

18) Os profissionais que quiserem continuar trabalhando terão que falar o “digital” para se adaptarem ao novo contexto. Quem “não souber” usar um simples Instagram ou um Whatsapp Business, será descartado em uma seleção daqui para frente. Ou seja, quem não treinar sua equipe terá que substituir.

19) Sobreviverá e crescerá quem souber “gastar” melhor o seu caixa com novas tecnologias e novos processos. E todos eles estarão interligados com o mundo digital, com as ferramentas da internet e com quem quiser comprar.

20) Setores inteiros terão que adaptar o seu negócio para se tornarem mais relevantes e menos propícios a novas crises, pois novas pandemias poderão acontecer em breve.

21) É hora de “reinventar os negócios”, mexer em processos, criar novos cargos, adaptar os produtos e serviços. Esse momento histórico já foi vivido em outras épocas, em que crises transformaram a sociedade, seja desde o modo de comer ao modo de viver. A diferença é que todos eles irão considerar o mundo digital sem pestanejar.

Pronto para começar no mundo digital ou ainda está em dúvida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s